O novo Beaujolais chegou!!!

www.parisalacarte.com.br

O mundo inteiro descobriu a ediçao 2009 do novo vinho Beaujolais ontem, 5ª feira,  à meia noite, data de tradiçao para o lançamento deste vinho que possui uma cepagem exclusiva: “le gamay noir à jus blanc.”

Com uma logistica incrível e um marketing fantástico, o Beaujolais nouveau programa, todos os anos,  para a terceira 5ª feira do mês de novembro, sua chegada em mais de 110 países em todo o mundo, principalmente no Japao (primeiro país importador que recebeu a ediçao 2009 antes de todos, por causa do fuso horário).

Com um rótulo sempre divertido e animado, o vinho Boujolais nouveau se toma novo e tem tempo de guarda de até, no máximo, 6 meses. Diferente dos outros vinhos, ele  é vendido imediatamente após sua vinificaçao e nao  deve ser guardado dado que, ao passar do tempo, ele perde suas qualidades gustativas e aromática.

Na França, o lançamento do vinho foi festejada na cidade de Beaujeu regiao do Rhône, a capital históriaca do Boujoulais Nouveau.  Este ano a colheita foi pequena, com apenas 800.000/850.000 hectolitros, ou seja, 40 milhoes de garrafas, mas em termos de qualidade os profissionais anunciaram um ano excepicional. Em relaçao ao sabor, em 2009, nada de banana mas sim aromas de framboesa, amora e pessêgo.

Para Dominique Capart, presidente do  Inter Beaujolais e inventor desta moda, o vinho Beaujolais nouveau deste ano pode ser comparado a um Grand Cru, nao somente porque é um millésime que pode ser bebido este ano, mas também porque daqui há 10 ou 15 anos ele será ainda muito agradavél para se ber. Segundo ele, o vinho deste ano tem equilíbrio ácido perfeito e é rarissimo isso acontecer.

“Uma conquista dada, em parte,  pelas condiçoes meteriológicas perfeitas: um ano quente,  sobretudo na fase de amadurecimento da uva. As chuvas de Junho permitiram ao solo constituir suas reservas e sua diminuiçao, em Julho e Agosto, favoreceu sua elaborçao” explica Jean Luc Berger, Diretor Técnico da Sicarex (instituto de pesquisa do Beaujolais).

Onde encontra-lo para comprar?

Na França nos supermercados e em lojas especializadas.

Onde ele é produzido?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s