Dicas aos viajantes

Gente pesquisando na internet, encontrei este arquivo no site do consulado do Brasil na França e imaginei que seria util dividir estas informaoes com vocês:

CUIDADOS ESPECIAIS AO VIAJAR

Paris e outras cidades da França, como todo destino turístico, não estão isentas da ocorrência de furtos, roubos, atos de vandalismo ou golpes aplicados aos turistas estrangeiros, sobretudo no período de férias, quando estas práticas se intensificam.

Assim sendo, não carregue documentos pessoais junto com dinheiro ou cartões de crédito. Circule sempre com cópia do passaporte brasileiro e tenha anotado em local seguro o número dos cartões de crédito que possua, de modo a efetuar o cancelamento em caso de roubo ou furto.

Não perca de vista malas e bolsas, em particular nos hotéis, estações de trens/barcos, paradas de ônibus e aeroportos, mantendo-as sempre à vista e fechadas.

Esteja particularmente atento a estranhos que perguntam sobre endereços ou que esbarram em pessoas em lugares de maior aglomeração – metrôs, lanchonetes, restaurantes, cafés, calçadas – visto que um golpe comum é distrair turista enquanto um terceiro furta a carteira ou bolsa.

Desconfie de policiais que não se identificarem devidamente.

Não abra o porta-malas do carro na frente de todos e tampouco deixe objetos à mostra no interior do carro alugado.

Se, por acaso, for vítima de furto ou roubo, procure a delegacia de polícia mais próxima para registrar a ocorrência. Este registro é indispensável para a obtenção de um passaporte novo. Caso seus documentos e passaporte perdidos forem encontrados, o Consulado-Geral poderá devolver os documentos, mediante carta com firma reconhecida. O passaporte, no entanto, na forma da lei, será destruído.

Jamais aceite encomendas de pessoas estranhas ou aceite pacotes fechados, mesmo de amigos, ou permita que sua mala seja feita por outras pessoas. As penas por tráfico de entorpecentes são inafiançáveis e irredutíveis, podendo chegar à prisão perpétua.

INFORMAÇÕES PARA VIAJANTES QUE CHEGAM A PARIS

Não há necessidade de visto de entrada para turistas brasileiros, na França, para uma estada de até 90 dias. Tendo em vista que o ingresso na Europa, via Paris, dá direito de acesso e circulação por todo o território da União Européia, é conveniente que, ao ingressar, o turista certifique-se de que o seu passaporte foi carimbado, com registro da data de entrada.

No entanto, ao desembarcar, o turista deve estar habilitado a comprovar às autoridades de imigração sua condição de turista. Para tanto, deverá poder apresentar :

  • bilhete aéreo de ida e volta
  • prova de que dispõe de recursos financeiros suficientes para manter-se durante sua permanência (a legislação francesa exige um mínimo de 40 euros por pessoa por dia)
  • comprovante de reserva de hotel ou certificado de hospedagem reconhecido pela prefeitura (“mairie”) do bairro ou cidade em que reside o anfitrião, que deverá ter residência legal na França casa de residente legal
  • comprovante de seguro-saúde para o período  da viagem, de no mínimo 30.000 euros

Nos casos de visto de estudante, assegurar-se de que o visto concedido no Brasil permite viajar por outros países europeus.

Note bem que o Consulado-Geral não pode atuar como agente de imigração junto às autoridades imigratórias da França.

Nestes casos, é necessário consultar as autoridades francesas, em geral, a “Préfecture de Police”da região ou cidade na qual se encontra o interessado ou a página www.prefecture-police-paris.interieur.gouv.fr, de modo a informar-se sobre todas as questões relativas à permanência, entrada, saída e prorrogações ou mudança de tipo de visto na França.

TELEFONES ÚTEIS

  • Brasil via Embratel – França: 0800 99 00 55
  • Comissariado de polícia de Charles de Gaulle : 01.48.62.31.09
  • Violência conjugal info: 3919
  • Achados e Perdidos: Préfecture de Police
    Objets Trouvés
    36 rue des Morillons
    75015 Paris
    Tel : 0 821 002525
  • Urgências Médicas :
    SAMU: 15
    Bombeiros: 18
    Police: 17
    SOS Medecins: 01.47.07.77.77
    SOS Dentistes: 01.43.37.51.00
    SOS Cardiologie: 01.47.07.50.50
    SOS Psychiatrie: 01.47.07.24.24
    Médecins du Monde : Centre d’Accueil et d’Orientation pour l’accès aux soins et l’Aide Médicale d’Etat (AME)
    65 bis av. Parmentier
    75011 Paris
    Tel: 01.43.14.81.81

FONTE: http://www.consulat-bresil.org/index.php?option=com_content&task=view&id=168&Itemid=186

One thought on “Dicas aos viajantes

  1. Socorro!!!!!!!!!
    Falta menos de um mês para minha viagem e só agora me dei conta dessa exigência de ter um certificado da Prefeitura de Paris!(vou me hopsedar na casa de um casal que estará viajando durante os seis dias que ficarei em Paris!)
    A residência deles é em Saint Mande(12@ arrodissement). E agora, o que eu faço? não gostaria de ter que pedir à eles, porque mal os conheço(são amigos de uma amiga…coisas de cearense!). Ser´que terei problemas por isso? Saio de Portugal. Desde lá já deverei ter esse documento em mão para apresentar? há alguma alternativa?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s