Arumação das malas Paris – 2a parte

Hoje na 2a parte de como arrumar as malas, teremos dicas adicionais para você!

Aproveite para compartilhar as suas, ou debata as minhas, nos comentários!

Ai vão elas:

  • Nada de sapato novo na bagagem, quem viaja sempre caminha mais do que planejou e precisa de sapato confortável, já amaciado. Além do mais Paris é uma cidade plana e você andara muuuuito……..Olha la, quem avisa, amigo é….

  • Nos vôos internacionais para a Europa você não pode mais embalagens de líquidos com mais de 100ml e são no máximo 10 embalagens por pessoa, que devem ser trazidas dentro saquinhos transparentes (como o da foto abaixo) e retirados da bolsa na hora de passar no raio X, sem choro. Prefira embalagens rigidas para seus produtos de higiene tanto para levar na mala de mão como para despachar. No caso de despachar seus produtos liquidos, escolha uma frasqueira “chata” para aproveitar melhor o espaço, e tão rígida quanto possível. Coloque-a no ALTO da mala, e não nos bolsos externos. Se você for  mais cuidadoso, pode optar por colocar os frascos de líquidos dentro de plásticos vedados com elásticos, para reduzir ainda mais o risco de um vazamento atingir suas roupas.

  • Devemos levar na bagagem roupas suficientes para uma semana ou para a duração da viagem + 2 dias, o que for mais curto. Nas viagens de mais de uma semana, vale mais a pena usar os serviços das lavanderias do seu caminho. Várias peças de roupa podem ser lavadas no banheiro do hotel e secam no quarto – procure no supermercado ou em uma loja de conveniência por um detergente líquido para lavagem de roupas, e leve consigo um cordão resistente e alguns prendedores.

  • Se você usar  óculos, leve um reserva como precaução. Não esqueça também dos remédios de uso contínuo (leve junto uma receita). Aqui na França é necessario ter receita médica para se comprar remédios!
  • Se você estiver vindo no frio,  traga 2 casacos com tons neutros, um mais fino e outro um pouco mais pesado, que você possa usar separadamente (escolhendo o melhor para a temperatura de cada dia) ou em conjunto quando o frio realmente “pegar”. Se você tiver vindo em janeiro vale a pena conferir as grandes liquidaçoes de inverno. Luvas, cachecol e toca ou chapéu são essenciais nesta época.

  • Faça uma lista ou tire uma foto do conteúdo da mala, para facilitar a conferência na hora de arrumá-la para a volta, para ajudar a compor o álbum da viagem e para ajudar a compor a reclamação em caso de extravio. E atenção para a gestão do conhecimento: guarde a lista ou a foto para ajudar na hora de arrumar a mala da sua próxima viagem!

  • Aparelhos eletrônicos e objetos sensíveis devem ir todos na bagagem de mão, exceto se o regulamento não permitir.

  • Traga uma bolsa maleavel sobresalente para poder carregar as comprinhas feitas na viagem. Eu adoro as da Longchamp, praticas, simples e chics.


  • Apos os atentados terroristas dos ultimos tempos, a segurança nos aeroportos ficou mais rigidas e atualmente nao é mais permitido levar  liquidos e objetos cortantes da mala de mão dentro da cabine do avião. Certifique-se antes, porque o responsável pela inspeção vai te dar 2 opções: abandonar o objeto irregular, ou sair da fila e ir até o balcão da companhia para despachar. Ferramentas e itens cortantes ou perfurantes, por exemplo, devem ir todos na bagagem despachada.

  • Tenha um plano geral do seu itinerário completo, mesmo se for uma viagem a passeio e você esteja disposto a flexibilizar todas as datas e destinos. Saber as principais rotas, estradas, hotéis, companhias aéreas, locadoras de carros, etc. do seu roteiro é algo que você descobre aqui em nosso blog, via internet, não ocupa espaço na bagagem e pode fazer toda a diferença.
  • Atenção para o peso da bagagem e para a segurança dos fechos dela, e para a possibilidade de abrir e fechar a mala a qualquer momento. Você que vai carregá-la para cima e para baixo.  Não exagere na lotação da mala. As companhias aéreas podem cobrar o sobrepeso, o zíper pode não aguentar, e você terá que fazer muito mais força. Se for essencial levar tudo o que você separou, mas não está cabendo na mala com facilidade, não use truques – pegue uma mala maior (ideal), ou uma segunda mala. Em geral o passageiro pode levar é malas de 32kg de bagagem na classe econômica.

  • Descobri a pouco tempo uma balança digital para pesar as malas, uma idéia fantastica!

  • A checklist de malas!  Não esqueça de verificar se você vai precisar de: pilhas para tudo o que for eletrônico, câmeras, filmes ou cartões de memória adicionais, um baralho, um livro bom e leve, bloco e caneta, cartões de visitas, telefone celular, lanterna, canivete, informações sobre câmbio, hotel, passagens e aluguel de carro, documentos e cópias, dinheiro, ferro de passar e secador de cabelo (se você não vive sem), bloco, caneta, pente, escova de dentes, barbeador, desodorante, óculos escuros, capa de chuva ou guarda-chuva compactos, chaves, pijamas, relógio com despertador, transformadores, carregadores, adaptadores de tomadas, extensões, ferramentas, roupas de dormir, roupas para compromissos profissionais, roupas de baixo, roupas de lazer, roupas de frio, roupas leves, calçados.
  • Para concluir, sempre leve consigo grandes sacos plásticos resistentes, para separar, na volta, a roupa suja dentro da mala.

19 thoughts on “Arumação das malas Paris – 2a parte

  1. Olá, parabéns pelo blog, super útil. Tanho 23 anos e estarei indo a paris com uma amiga em março/2013, sei que nessa época ainda é frio, mas tenho muita dúvida em relação ao tipo de calça/saia levar. Pensei em algo como calça de tecido, calça de montaria e/ou jeans, fiquei em dúvida quanto a última opção, o que me diz em relação a isso? bjs

  2. oi, vou para paris em agosto por 20 dias, o que levar? estará frio? uma amiga me falou que as francesas usam sabrinas sapatilhas em vez de tênis: qual marca tem alguma macia? quanto custa? É como as da Arezzo ou Datelli? obrigada, bia ss

  3. Parabéns pelo blog! Adorei as dicas. Vou para Paris no dia 17 de maio e fico até 5 de junho.Estou na maior dúvida do que levar.Casaco grosso? ou mais leve? Camisetas? Blusas de linha de algodão de manga curta? Devo dizer que sou uma senhora e normalmente me visto de maneira clássica de acordo com a mjnha idade(65 anos).Abraços. Lucia

  4. Olá. Adoramos o blog e ele já virou nossa bíblia e será até a viagem. Chegaremos em Paris dia 27/02 e ficaremos por uns 15 dias. Já que todo mundo pergunta sobre dicas de roupas, também gostaria de sua dica para essa época. Desde já agradeço.

  5. Estarei indo a Paris em maio,no período de 6 a 16 de maio.Me ajude,que roupa levar e tb calçados.è a minha primeira vez.Agradeço.

  6. ola, meu nome e lucia, estou indo para paris, a passeio, no inicio de junho de 2011, devo ficar uns 20 dias. ainda estou tentando montar um roteirode viagem, tenho preferencia em conhecer, paris, frança e italia. se poderem me ajudar a montar um roteiro, tambem me dar algumas dicas de que tipo de roupas e sapatos e quantidades devo levar, ficaria muito grata

  7. Ola
    Estou indo pra Paris no dia 21.03.2011, tenho muitas duvidas sobre q roupas levar, apesar de ser no inicio da primavera, li algumas reportagens q nessa época ainda faz muito frio por lá.
    Obrigada

  8. Bom a dica de malas se vc vier para Paris e resolver pegar o metro do aeroporto-hotel, vice versa é que aqui as estaçoes elas tem enormes escadarias e é um sobe e desce que vc não aguenta com mala pesada, poucas tem escada rolante e muito menos elevadores, entçao tome cuidado com o peso da mala

  9. Vou para Paris dia 29/09 e ficarei 9 dias, estou na dúvida quanto as roupas.
    Durante o dia é possível usar blusas de mangas curtas ou não? É difícil pensar quando no Rio de Janeiro hoje (23/09/10) estamos com 36graus.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s