Dicas: restaurantes em Paris

Os restaurantes em Paris abrem para o almoço a partir das 12h15 e servem, em média, até as13h30. O jantar é servido das 19h30 até no máximo 22hs.


A grande maioria dos estabelecimentos não servem entre as 14h00 et 18h00, se você quiser comer nestes horários, busque pelos restaurantes NON STOP, pelas BRASSERIES ou FAST FOODS, que sempre possuem refeições a qualquer hora do dia.

Como comer em um restaurante em Paris sem ter enfrentar uma fila de espera?

é simples, basta realizar uma reserva. Alguns restaurantes podem ser reservados no mesmo dia, outros pedem alguns dias e já  os bem disputados e famosos, como o da Torre Eiffel ou o La tour d’ argent,  é necessário uma reserva com 3 meses de antecendêcia.

Como funciona o cardápio francês?

O cardápio está dividio em 3 partes:

  • Entrada (Entrée)
  • Prato principal (plat)
  • Sobremesa e queijos ( desserts et fromages)

Você pode pedir sua refeição a la carte ou pedir uma fórmula (disponível na maioria dos restaurantes e normalmente mais em conta)

O que é uma fórmula?

A fórmula pode é composta de:

  • Entrada (Entrée)
  • +
  • Prato principal (plat)
  • +
  • Sobremesa e/ou  queijos ( desserts et fromages)

Ou

  • Prato principal (plat)
  • +
  • Sobremesa e/ou  queijos ( desserts et fromages)

ou

  • Entrada (Entrée)
  • +
  • Prato principal (plat)

Por lei, o cardápio estará sempre exposto na entrada do restaurante, leia-o sempre para não levar um susto na hora que receber a conta.

Ao entrar em um restaurante em Paris, você deve esperar na  entrada para ser atendido por um garçon ou recepcionista que indicará as mesas disponiveis para se sentar.

Uma vez instalado,  o garçon te trará um cardápio para você pedir sua refeição. Pergunte se eles possuem cardápios em outros idiomas, em alguns restaurantes turisticos existe esta opção. Uma vez escolhido seu pedido, feche o seu cardápio, deixando em cima da mesa e espere até que o garçon venha pegar a comanda.

Já servidos, é provável que o garçon não volte mais à sua mesa para perguntar se precisam de mais alguma coisa. Não se sinta ignorado,  normalmente eles não querem incomodar a sua degustação. Caso precise de algo, solicite a sua presença.

Nunca o chame de garçon e o trate  por Monsieur, eles serão muito mais cordiais desta forma.

Tomar um aperitivo na varanda de um café ou restaurante para olhar os que passam ou simplesmente para admirar a paissagem é um dos passatempos preferidos dos parisienses. Mas vale a pena ressaltar que normalmente sua conta será mais elevada do que se você optar em sentar  no interior do estabelecimento.

Em Paris,  o serviço já está incluído. Na sua conta haverá “service compris” (serviço incluído), o quer dizer que você não precisa deixar  gorjeta. Se foi muito bem servido ou quiser agradar o garçon, dê-lhe 1 euro, no café, e alguns euros, no restaurante. Mas você não é obrigado a fazer isso.

Como uma pergunta de nossos leitores não pode ficar sem resposta estamos respondendo a dúvida dele…

A sua pergunta: Mas se não falo o francês, como pedir em francês um cardápio em português ou em outra lingua? que tal incluir esta informação?

Você teria um cardápio em português? (normalmente os restaurantes não tem esta opção)

Avez vous une carte en portugais? (avê vu une carrt en portugué? )

Você teria um cardápio em inglês ou espanhol? (normalmente os restaurantes  tem esta opção)

Avez vous une carte en anglais ou espagnole? (avê vu une carrt en anglé u espanhôle? )

 

Mais info sobre restaurantes, leia o nosso post quanto custa ou vá ao tópico Boa mesa?

8 thoughts on “Dicas: restaurantes em Paris

  1. ótima a informação !! mas se não falo o frances, como pedir em frances um cardápio em portugues ou em outra lingua? que tal incluir esta informação? grato

    1. Ola Flavio, fique tranquilo, os franceses também so falam frances (risos). Atualmente em muitos hoteis e pontos turisticos ja se falam português (ou espanhol) e ainda se você arranha um outro idioma tudo fica mais facil.

  2. Ola, estarei indo pra Paris na próxima semana, já peguei todas as dicas possiveis em seu blog, mas ainda tenho uma duvida quanto a lingua, é possivel se virar lá apenas falando ingles, minha duvida é como fazer pedidos em restaurantes, cafés, compras….etc???

    obrigado
    Beto

  3. Socorro. Urgente.
    Preciso ir de Paris para Roma e não sei como é mais fácil: de avião ou de trem. Pode me ajudar?
    No aguardo, Cris.

    1. Bom dia Cris, de aviao é bem mais rapido entretanto os aeroportos das 2 cidades estao bem afastados de centro da cidade. Em Paris você tera que pegar um trem (RER) para chegar até os aeroportos de Orly ou Charles de Gaulle, um onibus, um taxi ou um transfer. Bauvais é um outro aeroporto que esta muuito longe do centro da cidade de Paris e , até onde eu sei, so se chega de carro ou trem. Se voce pegar um trem para ir até la, voce tera que descer em uma estaçao e pegar um taxi.Os taxis desta estaçao nao usam taximetro e sim você paga um valor x pela corrida. Em Roma, para você chegar até o centro da cidade é a mesma coisa. Taxi ou trem.
      A Vantagem de ir de trem é que você chega no centro da cidade, o inconveniente é que é demorado.
      Até breve!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s