Onda de calor em Paris: Canicule

Esta semana fez e ainda está fazendo muito calor em Paris, mas a previsão é que a temperatura melhore nos próximos dias. Entretanto se você estiver vindo para Paris nesta época, vale a pena saber que 2010 é ano de canicule.

Mesmo que não haja uma definição oficial e universal para tal fenômeno, a canicule na França é um período prolongado de muito calor durante o verão. Se considera canicule quando em um dado lugar na França a temperatura se eleva muito, durante diversos dias sem que abaixe a 18° C (no norte da França) e 20°C (no sul da França) e que durante o dia a temperatura passe dos seus 30°C (no norte da França) e 35°C (no sul da França). Quando isso acontece, o calor se acumula, o ar  não circula e o calor não se dissipa.

Em dias de canicule o tempo fica muito abafado, as temperaturas permanecem constantemente, em patamares muito altos e pode ocorrer até a completa ausência de vento.

Sabemos que muitos brasileiros estão habituados ao calor mais intenso  mas é recomendável que todos, sem exceções, tomem certos cuidados  com a canicule. Esse fenômeno natural produz condições climáticas diferentes daquelas com as quais estamos acostumados.

Em 2003, tivemos uma terrível canicule, uma das mais fortes da historia da França,  com cerca de 15000 pessoas mortas por causa do calor.

Me lembro do meu sufoco… tentado, desesperadamente, comprar um ar condicionado e nao tendo sucesso. Rodei a cidade inteira e este artigo de «luxo» havia se esgotado, nem ventilador encontrei para comprar, foi um horror! A solução, na época que encontrei foi ir aos supermercados e ficar perto da parte de congelados e frios ou tomar banhos demorados de banheira para baixar a temperatura do corpo. No ano seguinte, quando os primeiros ventiladores apareceram no mercado para venda, não pensei duas vezes, e comprei um por precaução, desde então, esta é a primeira que eu o tiro do armário.

Desde 2003, o governo francês est á mais alerta e mantém a população bem informada através de todos os meios de comunicação disponíveis. Aparentemente o calor de 2010 não será  tão forte como o de 2003 porém é recomendável tomar precauções.

Sabemos que estas medidas são complicadas quando estamos de férias, mas ai vão  elas:

  1. Beber muita água, mesmo sem ter a sensação de sede. Beba, ao menos 1/2 à 2 litros de água por dia;
  2. Não consuma alcool nem beba bebidas com forte teor de cafeina e açucar;
  3. Evite se expor ao sol e de sair nas horas mais quentes do dia (11h-21h);
  4. Caso você deseje sair, prefira as sombras, use chapéu, oculos de sol, roupas leves;
  5. Passe 3 horas por dia, no mínimo, em locais frescos (de preferencia com ar condicionado);
  6. Tomar banho, de preferência de banheira;
  7. Mantenha-se o local onde você está hospedado bem fresco, caso não haja ar condicionado, feche as persianas das janelas e abra somente quando o sol baixar;
  8. Evite atividades fisicas intensas;
  9. Anote certos tipos de telefone:
  • Ministério da Saúde da França (Canicule Info Service): 0 800 06 66 66
  • SAMU: 15
  • Bombeiros: 18
  • Centro de urgências União Européia: 112

Importante: é proibido se banhar nas fontes publicas de Paris, mas com o calor esta proibição está ficando so no papel.


O Paris a la Carte sugere que durante estes períodos de forte calor (11h-21h), você disfrute Paris indo a lugares com climatização ou passeie em locais arborizados e frescos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s