O Vinho da Semana – Château d’Escurac

Nesta nova coluna do nosso blog, apresentaremos para vocês uma grande garrafa por semana e contaremos um pouco sobre esse fantástico mundo do Vinho.

 

O vinho dessa semana é o Château d’Escurac, um Médoc Cru Bourgeois da região de Bordeaux.

A região de Bordeaux é a mais famosa do mundo do vinho, terroir de grandes nomes como os Châteaux Premiers Crus Lafite Rothschild, Latour, Margaux, Haut-Brion e Mouton Rothschild. Todos são de Médoc (salvo o Haut-Brion), como o Château d’Escurac. Mas o que significa a menção Cru Bourgeois ?

 

As classificações de vinho de Bordeaux são repletas de polêmicas e a do Cru Bourgeois é mais uma. Ela reúne propriedades não incluídas na classificação oficial de 1855 (que só mudou uma vez e ainda serve como referência). Depois de criada em 1932, modificada nos anos 2000 e anulada em 2007, a classificação Cru Bourgeois renasceu em 2010, a partir da safra 2008.


A classificação Cru Bourgeois conta com grandes vinhos como os Châteaux d’Agassac (Haut-Médoc), Brillette (Moulis en Médoc), Phélan Ségur (Saint-Estephe), Plantey (Pauillac) e Lamothe-Bergeron (Haut-Médoc).

Nessa semana começaram as feiras de vinho (de primavera) na França e os Cru Bourgeois são uma excelente relação custo-benefício.

O Château d’Escurac tem aromas de frutas vermelhas amadurecidas e notas apimentadas e minerais. Tem taninos suaves e uma composição equilibrada de Cabernet Sauvignon (52%) e Merlot (48%). O Robert Parker deu nota 88 para ele e a Decanter 16. A Revue du Vin de France (uma das referências daqui) posicionou o Château entre 15,5 et 17,5 (sobre 20).

Ele ganhou a última edição da Coupe des Crus Bourgeois em 1999 (um verdadeiro campeonato no conhecido sistema mata – mata do futebol, eliminando um em cada rodada até chegar ao campeão). 12 anos mais tarde, com o renascimento da classificação, a associação recriou a Coupe (Copa em francês), e o Devise d’Ardilley foi o vitorioso.

O Parker deu uma nota 87-89 na safra 2009 e acho que não vou resistir recompor minha adega na feira do vinho deste ano.

Quanto custa? 12 €

Onde? feira do vinho do supermercado Auchan

Por Fabio

3 thoughts on “O Vinho da Semana – Château d’Escurac

  1. Sensacional esta seção: Alguém que está na França e gosta de vinhos comentando sobre vinhos franceses, incluindo o preço!!!!!
    Com a dificuldade que os grandes produtores nacionais estão querendo impor aos vinhos europeus, muita gente irá para a França para fazer enoturismo e trazer algumas garrafas que vc sugerir no blog.
    Vou divulgar ao meus amigos enófilos.
    Muito legal!
    Evaldo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s