O Vinho da Semana – Château Saint Jean – Châteauneuf-du-Pape

Pouca gente sabe que a residência oficial dos Papas se mudou do Vaticano por 78 anos no séc. XIV para a bela cidade de Avignon, na atual França.

A cidade hospedou 7 Papas que construíram um palácio maravilhoso (Palais des Papes, construção gótica medieval que merece uma visita) e uma cidade fortificada que hoje é Patrimônio da Humanidade da UNESCO.

A cidade foi domínio papal até 1791 quando, na confusão da Revolução Francesa, foi anexada ao território francês.

Não é segredo que os Papas amavam bons vinhos, principalmente Borgonha. No Papado de Avignon, eles promoveram um vinhedo situado no norte de Avignon que ficou conhecido como Vin du Pape (Vinho do Papa) e mais tarde Châteauneuf du Pape. Hoje é uma AOC (Appellation d’Origine Contrôllée) de grande nome.

Os Châteauneuf du Pape ficaram um pouco esquecidos fora do contexto local francês até que um outro Papa ( desta vez, o do Vinho), o americano Robert Parker, desvendou ao mundo os Côte du Rhone (e seus Côte Rotie, Hermitage, Saint Joseph, etc.) e, com eles, a apelação vizinha de Avignon.

O vinho dessa semana é o Châteauneuf du Pape Château Saint Jean, safra 2008 (não confundir com o Clos Saint Jean). E composto por duas uvas intímas do Novo Mundo (e da America Latina), a Grenache (90%) e a Syrah (10%).

A Jancis Robinson deu nota 14,5/20 para essa safra, mas seu ponto alto foi em 2006 quando o Parker deu 90.

O Château Saint Jean apresenta os aromas clássicos da AOC de frutos escuros e adocicados, como uvas passas e figos, além de notas de pimenta características da Syrah.

Porém é mais suave que outros Châteauneuf du Pape que se casam de uma maneira geral com carnes como o pato, cordeiro e vitela. No meu caso, encontrei em uma codorna recheada de foie gras, amendoas e passas o casamento ideal (para o vinho, é claro !).

Quanto custa? 20 €

Onde? diretamente do produtor

Esta garrafa comprei quando realizei uma visita na região há alguns anos atrás e a mantive guardada até a hoje em minha adega, em casa.

Por Fábio

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s