O vinho da semana – Marques de Riscal

O vinho da semana é o Marques de Riscal Reserva 2002.

Escolhemos esse vinho porque ele fala muito sobre a Rioja, a DO (Denominación de Origen) mais famosa da Espanha, país que revolucionou o mundo do vinho apostando em qualidade, turismo e design.

Morei 2 anos na Espanha, sou amante dos vinhos espanhois e adoro passear nesta região.

Temos muito para falar sobre estes vinhos, mas vamos começar pelo básico, o rótulo.

Os vinhos da DOC Rioja se dividem em 4 categorias:

  • Rioja,
  • Rioja Crianza (2 anos de envelhecimento, sendo ao menos 1 em toneis),
  • Rioja Reserva (3 anos, sendo ao menos 1 em toneis) e
  • Rioja Gran Reserva (2 anos de envelhecimento em toneis e ao menos 3 em garrafa).

O rótulo também menciona Bordeaux. O Marquês de Riscal foi o primeiro vinho não francês a ganhar o Diploma de Honra da Exposição de Bordeaux, em 1895.

Na época, com o uso de técnicas francesas como o envelhecimento em toneis, os Riojas atingiram um excelente nível de qualidade, com Cabernet Sauvignon e com sua uva local, o Tempranillo.

O terroir de Rioja é caracterizado pelo solo argilo-calcário, protegido ao norte pela Serra do Cantábrico.

É nesse terreno continental que a uva Tempranillo encontrou o seu melhor.

No Marquês de Riscal Reserva, além da Tempranillo, também são utilizadas as locais Graciano e Mazuelo, que proporcionam leveza e equilíbrio.

Nessa linda paisagem, repleta de pueblos (pequenas cidades) de pedra e madeira, que a Marquês de Riscal decidiu erguer sua sede e solicitou o renomado arquiteto americano Franck Gery (do maravilhoso Guggenhein de Bilbao).

O contraste entre a natureza da terra, da pedra e da madeira, com a imponência da enorme escultura metálica que forma a sede é impressionante.

Mesmo na minha segunda visita, me perguntava se não era uma miragem. Acabei saindo de lá com algumas garrafas do Reserva e do Gran Reserva.

A sede da vinícola está localizada em Los Ciegos (cidade da região da Rioja).

Ele possui um hotel moderno e confortável,

um excelente restaurante,

e um  fantástico SPA do vinho

e uma visita guiada de sua adega com direito a degustação.

Esta semana tomei minha ultima garrafa desta vinícola, o que valeu um sabor especial à degustação.  Acho que terei que voltar lá, para buscar mais algumas….


Encontramos claramente os aromas de cereja e outros frutos maduros escuros, típicos da Rioja, assim que notas tostadas de café e chocolate (esse último bem pronunciado). Com tâninos bem redondos e estruturado, seu amadurecimento estava perfeito. Degustei no ano passado o Reserva 2006 que também estava excelente (que será certamente um próximo vinho da semana.

Preço atual na Espanha, média de 35€, na época que visitamos (2007) esta vinícola pagamos 17€.

4 thoughts on “O vinho da semana – Marques de Riscal

  1. Olá, tenho um vinho marquês de riscal de 1895 o rótulo esta bem desgastado mas ainda da para ver a data e o nome do vinho, eu pesquisei sobre ele e vi que foram feitas poucas garrafas desse vinho na Espanha devido a gripe espanhola ele foi enterrado, tem um senhor interessado em comprar e falou para eu fazer uma oferta, gostaria de saber qual o valor dele?

  2. Bom resgatando esse tópico sobre o Marques de Riscal Reserva, comprei 3 garrafas no brasil em uma promoção que achei, pois já ouvi falar muito deste vinho, acho que foi um bom negócio consegui as garrafas por volta de 90 reais. safra 2005. estou ansioso para provar uma garrafa e guardar as outras para tomar nos próximos 2 anos. Desta Reserva em especial tem alguma safra que seria mais indicada?

    Abs e bons vinhos.

  3. Sensacional seu texto e suas fotos. Incrível. Parabéns. Sou fã de vinhos, especialmente espanhóis e o Marquês de Riscal é meu preferido. Com certeza vou visitar a vinícola. Única dúvida: tenho 3 garrafas do Reserva safra 2006 e tenho receio de perdê-las, estamos em 2013. Devo tomar logo? Estão numa adega climatizada q comprei. Pelo q li aí, vc tomou uma 2002 em 2012 e estava boa, certo? Então posso tomar essas garrafas aqui com calma até o fim do ano e começo de 2014… obrigado. Abraço. João. jcfperes@hotmail.com

    1. Obrigada Joao! Nao te respodi antes pois estou de licença maternidade meu filho acabou de nascer e estou tentando colocar os e-mails e mensagens em dia. Nos também somos fãs de um bom vinho e uma boa comida, especialmente os franceses e espanhois. Esta vinicola é o maximo! Se vc tiver a oportunidade de visita-la fique no hotel e aproveite as maravilhas do SPA. Quando a sua pergunta, creio que você pode toma-los com calma, entretanto se precisar de ajuda para toma-los, estamos aqui ;).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s